Creio que surgiu a oportunidade da minha vida mas ainda não consegui tomar a decisão final.
Ao longo dos últimos cerca de 2 anos tenho pensado muito na vida que levo (eu e a minha família), no estilo de vida que tenho e no prazer que retiro dela. Estes pensamentos têm-me levado a que ponha em causa a forma de vida para a qual fui educado (e que todos nós hoje somos), uma forma de vida capitalista e materialista que, sabendo que é muito dificil de mudar, ainda assim me perturba. Tudo isto me levou a imaginar (pouco mais que isso) que a saida da urbe (Lisboa) para um local mais pequeno e menos violento (principalmente em termos económicos) me levará a ganhar algo de muito importante - qualidade de vida.
Esta evolução de pensamento, até hoje, não foi mais do que isso, pensamento. Não consegui, de uma forma significativa, ir contra o capitalismo que acredito estar enraizado na sociedade. Logicamente que a segunda parte do pensamento, a mudança para um local mais calmo, não só não deixou de existir, como se intensificou.
Essa mudança geográfica tem alguns pressupostos positivos e outros negativos. Vou enumerar alguns de ambos. Começo pelos negativos:
1. A saida de Lisboa obrigar-me-á a abdicar, ou pelo menos a prescindir em parte, da "evolução de carreira" (pelo menos no sentido lato). É na capital que a minha empresa decide, e é junto do poder de decisão que se evolui.
2. Nas cidades mais pequenas o acesso à cultura está bastante mais dificultado.
3. É em Lisboa que tenho a minha vida, os meus amigos e os meus familiares (e que peso tem este ponto).
Passo agora a alguns dos positivos:
1. A qualidade de vida é significativamente melhor, com mais tempo para a minha filha e para a minha mulher. Para aumentar a qualidade de vida temos menos poluição, menos stress, mais tempo, entre muitos outros pontos.
2. A minha filha e a minha mulher, e eu claro, teremos uma vida mais próxima, com maior diálogo e relação.
3. Poderemos ter uma horta (e os dois queremos muito isso). Ter terra, ter arvores, ter a natureza à nossa volta.
Dei o nome de "A OPÇÃO" ao post porque neste momento se abriu uma janela (a porta ainda não está aberta mas serei eu a decidir se a quero abrir ou não) para conseguir transferência para Portalegre. Tenho a casa da minha Avó, que não vive lá, em Portalegre. Parece que estive dois anos à espera desta oportunidade. Mas a verdade é que a decisão não é facil de tomar. E eu ainda não tomei a tomei. Porque não sei o que devo fazer. Se estou inclinado para ir, tenho medo de decidir.
1 comentário:
É uma decisão muito difícil, principalmente por causa da carreira. Não é que os amigos e família nao sejam importantes mas portalegre também não é asiiim taaaao longe de lisboa. E ainda há a opotunidade de fazer novas amizades.
Realmente é muito complicado de decidir. Mas quem sabe se não era disto que tens estado à espera?
Enviar um comentário