Estive recentemente a ver, na RTP2, um programa que tinha como tema base a poluição criada pelo Homem. Ficou-me na cabeça uma frase e que foi mais ou menos isto - Tudo o que o Homem produz acaba, mais dia menos dia, no lixo. Isto faz-nos pensar. Em primeiro lugar, o programa abordava a problemática das lixeiras e mostrava um impressionante: a lixeira de Nova Iorque. Abordava igualmente temas como o desenvolvimento de produtos químicos e a sua crescente evolução desde à cerca de 50 anos. Produtos que inicialmente eram vistos como não nocivos à saúde mas que hoje sabe-se os males que fazem ao solo e à nossa própria existência.
O programa falou, naturalmente, de muitos outros aspectos relativos à poluição. Gostava aqui apenas de salientar o seguinte: O meio ambiente deveria ser um problema de todos – neste momento há muitos que não se preocupam. E vai acabar por ser.
Tendo isto em conta deveremos ter alguns cuidados, connosco e com o meio que nos rodeia, que considero básicos:
1. Não só pela poluição que os produtos criam devemos ter o cuidado de comprar apenas o que necessitamos. Muito embora isto seja difícil pela sociedade consumista que nos envolve, deverá ser uma preocupação de todos.
2. Devemos todos reciclar. Podemos pensar que não é muito mas acredito que devemos fazer o que está ao nosso alcance. Este é um passo, e creio que um grande passo.
3. Deveremos sempre que possível optar por comprar produtos reciclados. Podem ser mais caros mas a compra de muitos fará com que os preços baixem.
4. Deveremos adquirir produtos biológicos. Mais uma vez, podem ser mais caros mas se todos os escolhermos a sua tendência é a descida de preços. Estes produtos, não só são melhores para a nossa saúde a curto prazo, como o são a longo prazo para o planeta já que, para a sua produção, não recorrem a produtos nocivos ao ambiente.
5. Sempre que possível devemos optar por andar de transportes públicos e/ou a pé – nem vale a pena dizer o porquê.
Muitos mais passos podem ser dados no sentido de melhorar o ambiente no nosso planeta. Se todos dermos alguns destes já não é mau. Algum dia vamos ter que olhar de frente para este problema. E quando mais cedo, melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário