terça-feira, julho 06, 2004

FUMAR

Eu fumo. E já fumo à mais de 15 anos. Mas sou aquilo a que se pode chamar um fumador com bom senso (se é que isso pode existir). Tento não fumar em locais fechados, pergunto se posso fumar quando estou com não fumadores. Tento ao máximo não incomodar os que me rodeiam. Mas não suporto a intolerância contra os fumadores. Não suporto os que proíbem o fumar em qualquer situação, os que são contra os que fumam só porque não fumam, os que não têm qualquer tipo de bom senso.

Como em tudo acredito que o bom senso tem que prevalecer. Acho que se deve poder fumar. Acho que deve haver zonas para fumadores e para não fumadores. Acho que os fumadores não devem ser marginalizados em cantos obscuros e salas intragáveis como existem em muitos países e em bastantes empresas em Portugal. Deve-se criar condições para que quem fuma possa fumar e não incomodar os outros.

Fumar é um vicio. E tem que ser visto como tal. Deve ser tratado como tal. Comecei hoje a utilizar um medicamento que me pareceu interessante e que procura ajudar a retirar a dependência da nicotina. Ou seja, ajuda a reduzir a dependência física/quimica sendo que a psicológica e a social, que também existem, fica por nossa conta. Vamos ver. Sou muito céptico em relação a estas coisas mas vou tentar.

Existe no entanto um problema em relação a estas tentativas de deixar de fumar. É que eu fumo porque de facto gosto muito de fumar e sabe-me bastante bem. Tenho plena consciência que a maior parte dos cigarros são vicio puro. Mas há os outros. Aqueles que eu de facto gosto mesmo e me sabem muito bem. Era bom fumar só esses... mas creio que isso é impossível. Por isso ainda acredito minimamente neste método. Retira a dependência da nicotina e as coisas tornam-se mais simples. Vamos ver... não custa tentar.

1 comentário:

Afrodite disse...

Penso que se uma pessoa quiser realmente deixar de fumar, consegue. Mas tem de ser pelos motivos certos, tem de querer no seu íntimo. Isso é que é dificil de conseguir, a partir daí já é meio caminho andado.
Não falo por mim, porque nunca fumei, mas já falei com várias pessoas que conseguiram deixar de fumar e é o que dizem.

Talvez por ter sido uma não-fumadora a vida toda possua um pouco da intolerância referida. Não por capricho, por uma razão de saúde. Acredito que se decidi que não vou estragar a minha saúde com o tabaco, não devo ser "obrigada" a isso porque quem está à minha volta assim o acha. Acima de tudo penso que deverá haver respeito e educação suficientes para se saber quando se está a incomodar.
Pesoalmente não quero proibir ninguém de fumar desde que não me incomodem. Concordo com zonas de fumadores, concordo que os fumadores não devem ser discriminados.

No entanto quando falta bom senso à maioria, torna-se necessário a criação de regras.

Se todas as pessoas se regessem pelo bom senso e pelo respeito pelos outros, muitas leis nem precisariam de existir... :)