O século XIX e o principalmente o século XX detectaram no seio da humanidade um cancro. Um cancro que, como todos, mata. Começa apenas por destruir e acaba por matar. Mas fá-lo de uma forma tranquila, calma e sem pressas. Um cancro a que chamaram lucro. Este cancro tornou-se o comando e, hoje, tudo é feito em função do lucro.
Como em todos os cancros, também neste a luta é necessária mas difícil de ser vencida. A necessidade de conhecer o cancro é imprescindível, o seu método de funcionamento é implacável. Mas é importante sabermos que existe. Difícil será perceber como funciona. Não sei mesmo se alguém o entende.
O Lucro, quando existe, tem poucos destinatários. Sabemos que são os ricos que ficam mais ricos. Sabemos que dinheiro gera dinheiro. Mas afinal o que se faz com lucros que não só não se sabem como surgem como não se percebe por quem são distribuídos? Esta distribuição, quando existem accionistas, é feita para estes? Mas não são também estes empresas, que têm igualmente accionistas e assim por diante? E se o lucro não é reinvestido o que se faz com ele? E se não existem accionistas vai para onde? Volta aos bolsos dos ricos, que naturalmente se tornam mais e mais ricos. E o que ganha a sociedade com isso? Para que serve afinal o lucro? Para matar... apenas para nos matar.
Não nos podemos submeter mais à corrupção do lucro. O lucro só seria útil para todos se for reinvestido por e para todos. Só com a eliminação do lucro como finalidade base se poderá combater este cancro que nos matará, como sociedade democrática, em pouco tempo.
É necessário debater e colocar estas questões em cima da mesa para que possamos aspirar à sobrevivência. Só assim encontraremos uma forma de travar este cancro. Temos que por fim a uma sociedade gerida e guiada apenas pelo lucro.
2 comentários:
Gostei muito do teu blog, não conhecia. Pareces-me uma pessoa interessada na actualidade e com opiniões fortes e bem baseadas.
Acho que irás gostar de visitar este blog: www.simplesmentemulher.pt.vu
Trata da temática de ser mulher na actualidade, fala de muitos problemas sociais e actuais. Algo que qualquer homem/mulher com cultura apreciará concerteza.
Vou seguir este blog atentamente e já agora os meus parabéns.
Ana Sousa
Já agora peço desculpa pela publicidade, o blog que referi nem sequer é meu. Mas quando reli o comentário anterior pareceu-me demasiado publicitário e não era nada disso que queria dar a entender.
Beijinhos, Ana
Enviar um comentário