quarta-feira, maio 10, 2006

DESCONTENTAMENTO

As pessoas andam descontentes. É um sentimento, ao que me é possivel verificar, generalizado. Andam descontentes tanto a nível profissional como a nível pessoal.

O descontentamento chegou para ficar e as pessoas têm que aprender a viver com isso. Porque se ganha menos do que se devia/queria, porque os outros têm mais oportunidades, porque não se consegue evoluir, porque já não se aprende, porque se anda cansado, porque não se tem tempo, porque porque porque....

Na vida pessoal, talvez uma transmissão do que se passa profissionalmente (ou será o contrário?) o descontentamento também é notório. As pessoas separam-se, discutem e andam tristes, deprimidas e cabisbaixas.

Mas afinal o que é que se passa? Claro que não tenho resposta. Claro que todos dizem que quanto pior se está, pior se tende a estar. Claro que estar descontente não é bom, mas não me parece que seja escolha. Parece-me que o descontentamento veio para ficar. Parece-me que as pessoas têm que gerir esse descontentamento no sentido de encontrar cada vez mais momentos bons, e querer que esses momentos bons sejam mais e mais até que o descontentamento se torne minoritário.

Mas o descontentamento é também necessário. É necessário para questionarmos. É necessário para procurarmos melhor. É necessário para crescermos. Só não pode é ser maioritário. Tem de ser controlado, conhecido e perfeitamente delimitado.

Sem comentários: