Estou neste momento a ouvir a musica “With my two hands” do Ben Harper e a pensar na inexistência de intervenção cívica na actual sociedade Portuguesa.
Não fazemos nada por mudar, não usamos o poder que temos para procurar uma melhor solução para a nossa vida. Não nos envolvemos na política, não queremos saber dos males da sociedade e não procuramos soluções para os problemas gerais que nos rodeiam. Em suma, pouco queremos saber, mas estamos constantemente a criticar.
Dizemos mal da classe política (e de facto há pouco bem a dizer), rimos das asneiras das juntas de freguesia, achamos desapropriadas e desactualizadas as criticas e as intervenções das centrais sindicais. Mas nada fazemos. E a verdade é que ao não fazer perdemos a oportunidade de criticar, ou pelo menos de o fazer de uma forma construtiva até porque nada construímos. Destruímos as tentativas dos outros (boas ou más, com ou sem senso comum) e nada fazemos para que o país melhore.
Termino apenas dizendo que cada sociedade tem o que merece. Nós temos o Santana Lopes como primeiro ministro (demissionário, é um facto) e pelo que tudo indica, teremos o José Socrates num futuro próximo. Cada um tem o que merece. E Portugal continuará a ter o que merece. Não creio que mereçamos mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário